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A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO PARA O SUCESSO DE UM LÍDER

Convergência Consultoria de Recursos Humanos

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Set.
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO PARA O SUCESSO DE UM LÍDER

A internet, sem dúvida, mexeu com muitos campos sociais. Entre eles, o campo profissional. Não apenas no que tange aos meios de produção ou às ações, mas também à relação interpessoal entre gestores e colaboradores dentro do local de trabalho.

No passado, os gestores detinham a autoridade e diziam aos seus comandados o que precisava ser feito. Com a velocidade da internet e a globalização, na qual inúmeras decisões cruciais devem ser tomadas em poucos minutos, a necessidade de delegar passou a ser primordial para o bom andamento da empresa e a boa comunicação oral, instrumento de grande valia aos líderes.

Segundo Peter Drucker, escritor, professor e consultor austríaco, considerado pai da administração moderna, “o líder do passado era uma pessoa que sabia dizer. O líder do futuro é uma pessoa que sabe perguntar”. Entre os dois, temos o líder do presente, com o desafio de saber o que, quando e como falar e, ao mesmo tempo, gerar e manter um grupo de colaboradores pensantes ao seu redor, fazendo-lhes perguntas que os levem a refletir e pensar em ações e soluções.

Um dos primeiros erros cometidos por quem quer aprimorar a comunicação empresarial diz respeito ao momento e a maneira de elogiar a sua equipe. Primeiramente, é importante salientar que nem só de elogios vive uma equipe motivada e sim de claros, transparentes, constantes e educados feedbacks. É importante que o líder diga sempre o concreto. No caso de algum colaborador ficar quieto em uma reunião, por exemplo, deve ser dito qual era a postura esperada e questioná-lo o que ele pode fazer para melhorar o desempenho.

No que tange o modo de se fazer um elogio, esperar que algo extraordinário aconteça ou elogiar em demasia pode não trazer os efeitos esperados. Na verdade, o gestor deve se colocar no lugar do colaborador, valorizar o esforço que este fez para atingir determinado resultado e lembrar que o liderado está em desenvolvimento e que possui experiência menor que a do líder.

Outro equívoco cometido com frequência é valorizar objetos e acontecimentos ao invés do profissional. Assim, no lugar de dizer que a reunião foi brilhante, é mais saudável dizer que a pessoa conduziu a reunião de maneira brilhante e tratou de todos os temas acordados; o relatório ou manual também não está sem erros, mas que o responsável desenvolveu o relatório com dados completos e que refletem a realidade do mercado, por exemplo.

Por fim, é importante que o líder mantenha um respeito por si próprio, ou seja, que possa valorizar e potencializar o que ele tem de melhor dentro de si, compartilhando esses valores com sua equipe e preparando novos líderes para sua sucessão na empresa.

Mariella Gallo é coach executiva, fundadora da Coach Mariella Gallo, empresa especializada em coaching e desenvolvimento de pessoas.

Fonte: http://revistavocerh.abril.com.br/materia/a-importancia-da-comunicacao-para-o-sucesso-de-um-lider

 

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